A Pedagogia Infantil
- A pedagogia como disciplina ou como ciência tem como objeto de estudo o fenômeno educacional e o ensino, incluindo toda a sua complexidade. É considerada uma ciência aplicada de natureza psicossocial.
Um profissional de pedagogia infantil é responsável por criar, organizar, executar e avaliar estratégias, métodos e recursos didáticos que permitam às crianças adquirir novas habilidades de acordo com seus estágios de desenvolvimento
Como o nome indica, a pedagogia infantil é considerada uma disciplina cujo objeto de estudo são as crianças, mais especificamente crianças na primeira infância. Isto é, estuda os primeiros anos de vida das pessoas.
Esse ramo de estudo ou esse tipo de pedagogia específica analisa os processos de amadurecimento, desenvolvimento e crescimento das crianças. Por isso, concentra-se nas habilidades adquiridas na primeira fase da vida. Esses são os fundamentos essenciais para o futuro desenvolvimento vital dos pequenos.
O objetivo é planejar situações de ensino que estimulem e possibilitem o desenvolvimento de crianças. Esse desenvolvimento é entendido num sentido amplo, considerando vários aspectos tais como físicos, biológicos, psicológicos,cognitivos, sociais e emocionais.
As principais características da pedagogia infantil e as ações desenvolvidas por um profissional dessa disciplina são:
- Compreender as necessidades educacionais das crianças de forma individual,assim como os contextos do ambiente em que ela se desenvolve.
- Responder às necessidades educacionais das crianças de acordo com os seus momentos e estágios evolutivos.
- Favorecer a formação de crianças autônomas com pensamento crítico
Colaborar com a família e com centros educacionais. - Projetar, coordenar, executar e avaliar programas de formação.Estes podem ter lugar tanto nas escolas como em outras áreas como empresas, ONGs, associações, etc.
- Elaborar e analisar políticas educacionaisque possuem um maior alcance como subsídios, pesquisas e formação para a etapa da educação infantil.
A brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Por isso, a pedagogia infantil também a utiliza para fins educacionais. Isso porque a brincadeira facilita o aprendizado, tornando-o mais agradável e divertido.
Assim, a brincadeira se torna um recurso educacional por excelência no campo da pedagogia infantil. A brincadeira permite desenvolver o objeto de estudo da disciplina, que é justamente o aprendizado das crianças em idade infantil.
Por meio dela, o profissional consegue atingir o seu objetivo, que não é outro senão promover, através da aprendizagem, um correto desenvolvimento físico-motor, intelectual, criativo, emocional, social e cultural dos pequenos.
Na pedagogia infantil, o uso de recursos lúdicos além de despertar o gosto por aprender, também poderá ser usado como parâmetro na hora de diagnosticar as capacidades e as dificuldades de cada aluno. Por meio das brincadeiras é possível observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular. Sempre registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.
Dessa forma o uso de recursos lúdicos se faz necessário não apenas pelo fato de promover o conhecimento, mas por ser responsável por gerar uma formação integral e globalizada na criança.
Conhece o Ensino Fundamental em Campinas da Escola 14 Bis