Parceria entre família e Escola – Qual a importância?
A parceria família-escola é indispensável no processo de aprendizagem da criança. Sua contribuição é necessária para a construção do conhecimento. Ambas precisam caminhar lado a lado, rumo ao pleno desenvolvimento da criança. No entanto, cada uma deve cumprir com seu papel para chegar ao objetivo final.
A família é a instituição natural responsável pela educação de seus filhos. Contudo, esta tarefa tem se tornado cada vez mais complexa, demandando a colaboração de outras instituições, como a escola.
A parceria entre família e escola é indispensável no processo de ensino aprendizagem da criança. Na família, os pais têm o importante papel de transmitir valores, orientar e acompanhar seus filhos na construção de sua personalidade. Já na escola, a criança tem a oportunidade de socializar-se, ampliar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades.
Portanto, é fundamental que os pais e a escola estabeleçam uma parceria eficaz, que seja benéfica para ambas as partes. Os pais devem participar ativamente da vida escolar de seus filhos, ajudando na elaboração de trabalhos, monitorando as tarefas e orientando nas dúvidas. Já a escola deve garantir que a criança receba uma educação de qualidade, adequada às suas necessidades.
A parceria família-escola é um importante instrumento para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. Por isso, é fundamental que os pais e a escola trabalhem em conjunto para o bem estar da criança.
Parceria entre família e Escola – Qual a importância? Relação família x escola
Por que a relação entre família e escola é tão importante?
Em seus primeiros anos de vida, o ser humano não tem ainda a capacidade de tomar suas próprias decisões e agir por si mesmo. Nesse sentido, tanto a família quanto a escola constituem relevantes alicerces para orientá-lo no desenvolvimento cognitivo e social.
Como promover a parceria escola e família?
1. Apresentar o projeto pedagógico para a família na escola.
2. Realizar reuniões periódicas com a família na escola.
3. Escutar a família.
4. Comunicação efetiva.
5. Promover eventos escolares.
6. Oferecer palestras e workshops.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
Parceria entre família e Escola – Qual a importância? – Importância dos pais na Escola.
Na infância, a criança transita entre o lar e a escola, levando o que aprende de um ambiente para o outro. Portanto, quando há participação da família na escola, esse processo se torna muito mais fluido e natural para a criança. Geralmente a ida dos pais na escola é associada a problemas.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
O que diz o ECA sobre o dever dos pais?
Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
Tags: Parceria entre família e Escola – Qual a importância? família e escola
Berçário em Campinas é na Escola 14 Bis !