Ensino fundamental II
Uma das principais características do ensino fundamental II é a variedade de professores. Ao contrário do que acontece nos anos iniciais, o aluno vai ter aulas com um professor para cada disciplina, o que contribui com o desenvolvimento da sua independência e do senso de responsabilidade e organização.
Ensino fundamental II – O que é importante no Ensino Fundamental?
Mudanças emocionais
A educação socioemocional pode ser aplicada em todas as fases da Educação Básica, mas é no Fundamental que ela se torna ainda mais importante. Dessa forma, os alunos podem compreender e lidar melhor com as próprias emoções, sentimentos e fragilidades.
Quais são os componentes curriculares do Ensino Fundamental 2?
1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
Qual o objetivo do Ensino Fundamental anos finais?
Os anos finais do Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano, têm como objetivos desenvolver novas habilidades e competências, impulsionar pesquisas e saberes ainda não descobertos, aprofundar conteúdos já adquiridos, estimular a autonomia, criatividade, responsabilidade e reflexão sobre o que se aprende em cada etapa.
O Ensino Fundamental anos finais corresponde ao Ensino Fundamental II e, de acordo com a BNCC, é um momento de fortalecer a autonomia dos estudantes, oferecendo ferramentas e condições para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
Ensino fundamental II- Quais são as habilidades propostas pela BNCC para o 2º ano do Ensino Fundamental?
Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura
No ensino fundamental anos finais o estudante entra criança e sai adolescente: ele ingressa aos 11 anos e completa o fundamental aos 14 anos de idade, ou seja, esta é uma etapa de transição, e as instituições de ensino devem acompanhar cada uma das fases dos alunos, que se tornam cada vez mais aptos para aprender com autonomia, e também para interagir com as pessoas e a realidade. O ideal é que as escolas utilizem linguagens e aparatos próprios para este público, a fim de promover uma aprendizagem mais assertiva.
Abrangendo do 6º ao 9º ano, o ensino fundamental II oferece ao estudante desafios de maior complexidade, que permitem que ele retome as aprendizagens adquiridas no ensino fundamental I e aprofunde os conhecimentos, aumentando assim o seu repertório.
Ensino fundamental II – O que vem depois do ensino fundamental 2?
O ensino médio é a parte final do ensino básico brasileiro que vem depois do ensino fundamental II. Também é a parte que antecede o ensino superior, com graduação, cursos técnicos ou profissionalizantes
“Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.” (BNCC, 2018, p. 60)
Conheça mais sobre Ensino Fundamental Campinas
Veja Também MEC