Coordenação Motora Infantil
A coordenação de uma escola infantil envolve muitos fatores, desde a coordenação motora e intelectual até a coordenação social. É importante destacar que cada escola tem suas próprias prioridades e regras que determinam o que é melhor para os alunos.
No entanto, existem algumas principais coordenações que todas as escolas infantis deveriam seguir para alcançar um bom desempenho. Neste artigo, vamos explicar os principais aspectos da coordenação da escola infantil.
Coordenação Motora
A coordenação motora é um dos principais fatores de coordenação de uma escola infantil. É importante que as crianças aprendam desde as primeiras idades sobre ações como se mover, jogar e usar objetos. Isso permite que as crianças desenvolvam equilíbrio e força.
Um dos principais objetivos da coordenação motora é incentivar as crianças a se moverem e aprenderem as habilidades necessárias para realizar tarefas complexas. As escolas infantis podem fazer isso por meio de atividades como caminhadas, jogos de salão, dança, patinação e atividades artísticas.
Coordenação Motora Infantil – Coordenação Intelectual
A coordenação intelectual desempenha um papel importante na educação infantil. É importante estimular o desenvolvimento cognitivo dos alunos através da realização de várias atividades lúdicas. Estas atividades devem ser baseadas em três áreas:
- Percepção Visual: Atividades que envolvem reconhecer cores, padrões, pontos e objetos.
- Percepção auditiva: Atividades que envolvem reconhecer sons, melodias e palavras.
- Pensamento lógico: Atividades que envolvem solucionar problemas, encontrar padrões e realizar cálculos matemáticos.
A coordenação intelectual ensina as crianças das escolas infantis a serem mais observadoras e habilitadas na vida adulta.
Coordenação Motora Infantil – Coordenação Social
A coordenação social é outro elemento fundamental em qualquer escola infantil. Esta coordenação ensina as crianças sobre a importância de trabalhar em equipe, de compartilhar, de ouvir as opiniões dos outros e de trabalhar em grupo.
A coordenação social é importante para promover o respeito, a ética e a segurança entre as crianças. As escolas infantis podem incorporar essas habilidades ao ensinar sobre os princípios básicos da convivência e a interação com outras pessoas.
Coordenação Motora Infantil – Conclusão
Como você pode perceber, existem três principais coordenações que uma escola infantil deve seguir para fornecer um excelente desempenho para seus alunos. Estas coordenações são: a coordenação motora, a coordenação intelectual e a coordenação social. É importante estimular essas áreas para proporcionar às crianças um ambiente estimulante que desenvolva suas habilidades.
Se você deseja saber mais sobre essas coordenações, visite nosso site para obter mais informações.
Entre em contato com nossa Escola AQUI
Você conhece a História da Educação no Brasil ?
Gostou da matéria “ Coordenação Motora Infantil “, compartilhe