Como preparar crianças e jovens para boas escolhas
A cada dia somos confrontados com escolhas. Desde as mais simples, como qual roupa vestir, até as mais complexas, como qual carreira seguir. Como lidar com isso?
Fazer uma escolha não é simples; requer desenvolvimento de competências e habilidades para que cada decisão seja assertiva. E o papel da escola torna-se fundamental para estimular a formação de pessoas mais autênticas com quem são, com o que querem, com seus sonhos, com sua identidade, com seus projetos.
Preparar as crianças para o futuro, ensinando-as a fazer boas escolhas. Isso inclui instruí-las sobre como pensar criticamente, analisar as opções e tomar decisões.
Existem diversas maneiras de fazer isso, e cabe aos pais e educadores escolher a melhor forma de ensinar as crianças.
Algumas dicas:
– incentive as crianças a pensar por si mesmas e a tomar suas próprias decisões;
– ajude-as a compreender as consequências de suas escolhas;
– estimule-as a pesquisar e se informar sobre as opções disponíveis;
– ensine-as a lidar com o medo do fracasso e a ouvir a opinião dos outros.
O ambiente escolar é um espaço tempo propício para exercitar escolhas que contribuem para a formação integral do ser humano. Na escola, como gestores, educadores, estudantes, fazemos escolhas constantes diante de cada cenário, de cada projeto ou processo de ensino/aprendizagem.
As escolhas na idade infantil devem sempre vir acompanhadas da reflexão de suas consequências. Se isso ficar claro para a criança ela certamente aprenderá que ao fazer escolhas assume com elas suas consequências. Quando damos a uma criança o poder de escolha, estamos incentivando a tomada de decisão. A criança que escolhe, não vai necessariamente, mandar nos pais, pois o poder de decisão não é dela e sim de quem propõe a escolha. Pais conscientes não lhes farão propostas impossíveis. Com isso, constrói-se uma relação saudável ao longo da vida.
Como preparar crianças e jovens para boas escolhas – Fazer boas
Fazer boas escolhas é lidar, continuamente, com o conflito entre o que eu quero, o que eu posso ou o que eu devo fazer. Não é fácil, mas ensinar as crianças a pensar criticamente e a pesquisar sobre as opções disponíveis pode ajudá-las a lidar com esse desafio.
Entre em contato com nossa Escola AQUI
Você conhece a História da Educação no Brasil ?
Gostou da matéria “Como preparar crianças e jovens para boas escolhas “, compartilhe